quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Madrinhas - Padronizar os vestidos ou não?




Todo mundo sabe que é tradição nos casamentos americanos vermos as madrinhas com os vestidos iguais. Vemos isso em filmes, fotos, blogs, etc. 

Em muitos casamentos aqui no Brasil já é vista essa tendência, mas, nos últimos dias em que andei pesquisando coisas legais para postar aqui no blog, percebi que as coisas mudaram um pouquinho por lá também.

Muitas noivas optaram por usar uma cor temática, e as madrinhas, que lá recebem o nome de "bridesmaids" e representam as damas de honra (aqui no Brasil é nossa tradição as crianças fazerem o papel de daminhas, e temos as madrinhas no lugar de damas de honra americanas), usaram vestidos diferentes e em várias nuances dessa mesma cor.

Outras opções vistas foram de vestidos no mesmo modelo, mas em cores diferentes.

Uma outra alternativa, além dos vestidos todos iguais (modelo e cor), foi estabelecer uma cor, como o preto, e os modelos diferentes, talvez adequando-se ao corpo e gosto de cada uma das damas de honra.

Bom, mas optar por padronizar, seja de uma forma, seja de outra, envolve várias outras questões, desde como abordar as madrinhas e até quem vai arcar com os custos dos vestidos padronizados.

Acho que o importante é conversar com as madrinhas antes de tomar uma decisão. Faça uma reunião e converse com todas juntas, até para que elas possam se conhecer melhor.


Um outro detalhe da tradição americana que precisa ser levado em consideração é de que nos EUA a maioria dos casamentos acontecem durante o dia, de forma que as damas de honra podem usar vestidos curtos, o que o deixa mais em conta na hora de adquiri-lo. Além do que, um vestido nos EUA é bem mais barato que aqui no Brasil, não é? E o mais importante nessa tradição: quando a noiva opta pela padronização dos vestidos, é ela quem arca com as despesas!!

Então, precisa ficar claro desde o começo quem vai arcar com os custos desse desejo de ter todas as madrinhas vestidas iguais. Considere a sua atual situação financeira, se pretende arcar com essa despesa, e também as reais condições de suas madrinhas, pois muitas podem ter pretensão de alugar um vestido para gastar menos, pedir emprestado, usar um que já tinha comprado, ou até mesmo simplesmente não querer comprar ou usar um vestido na cor proposta. Por isso é importante a reunião para todas conversarem sobre o assunto.

Resumindo as opções de coordenação entre os vestidos:

Vestidos completamente iguais para todas as madrinhas, vestidos na mesma cor mas com modelos diferentes, vestidos do mesmo modelo com cores diferentes ou escolher uma cor e as madrinhas usarem essa cor, mas em qualquer tonalidade.

Dica: organize a reunião com as suas madrinhas, verifique se elas concordam com o que você deseja para esse detalhe do casamento, e estabeleça as opções de cores, tipo de tecido, curto ou longo. Isso vai facilitar na hora de suas madrinhas escolherem o modelito do dia. 

Lembrando que quem brilha no seu casamento é você, a noiva. Mas as madrinhas também merecem estar bonitas, bem vestidas e também elogiadas pelos seus vestidos. Assim, o melhor é uma escolha que satisfaça a noiva e as madrinhas. Todas ganham e saem felizes no final.


Ariadne Clarissa Durante
Assessora de Marketing Banda In Concert

Nenhum comentário:

Postar um comentário