segunda-feira, 16 de abril de 2012

Cuidados na hora de fechar contratos de eventos

Empresas frias aplicam golpes em clientes

                 Todo o cuidado é pouco quando o assunto é escolher uma empresa prestadora de serviços na área de eventos. É sabido que existem empresas que são dignas e cumprem com suas obrigações de uma maneira responsável e honesta, acima de tudo com qualidade. Outras cumprem com o que foi firmado de acordo entre as partes, mas nem com tanta qualidade. O que não vem ao conhecimento de todos é que contratar uma empresa sem saber sua procedência pode gerar um enorme prejuízo financeiro, acima de tudo.
                 Alguns golpes executados por falsas agências de eventos, bandas, dj´s, locadoras de som e de iluminação e até mesmo bufes são levados à mídia. Esporadicamente chegam aos nossos ouvidos casos de desaparecimentos de empresas de seus endereços às vésperas da realização de um evento. Isso muito acontece com agências de assessoria de formaturas que tem como função captar todos os recursos e terceirizar inúmeros serviços para a festa de conclusão de cursos de faculdades e de ensino médio.
                 Acontecimentos como esses chegam à mídia porque muitas pessoas acabam sendo prejudicadas e muitas vezes não conseguem recuperar o investimento. O que resta em mãos são contratos falsos de uma empresa fantasma. Além da perda do dinheiro investido há também o problema de não conseguir organizar novamente um evento da mesma maneira que estava planejando anteriormente em tão pouco tempo.

Golpe da banda de casamento

                 O mercado do casamento é amplo e disputado. Muitas empresas (idôneas e competentes ou não) entram em concorrência e não se sabe ao certo qual critério pode ser usado para escolher um contrato correto, aliado a um preço justo e com uma qualidade satisfatória. De acordo com experiências do dia-a-dia, golpes são realizados também em cerimônias e festas de casamentos. Grupos e bandas fantasmas recebem o valor cobrado ao cliente e depois não dão mais notícias.
                 Pensando em facilitar a vida dos clientes e evitar que estes sejam ludibriados por quadrilhas disfarçadas de profissionais especializados, segue algumas dicas:

1-     Procurar informações a respeito da empresa em veículos de comunicação, internet (sites de busca, home page, etc.), bufes, dentre outros.
2-     Visitar a sede ou escritório e pesquisar o tempo em que está naquele endereço.
3-     Verificar se há firma aberta e consultar o CNPJ da empresa a fim de tomar conhecimento quanto à sua procedência, seu histórico, bem como seu tempo de vida.
4-     Solicitar um contrato com todas as cláusulas pertinentes à realização do evento, assinar e colher assinatura do proprietário da empresa em 2 (duas) ou mais vias.
5-     Entrar em contato com a empresa freqüentemente de forma a verificar o andamento e preparação da cerimônia ou festa. Exigir visita a um ensaio, demonstração ou algum evento em que a banda ou grupo se apresentará.
6-     Agendar uma reunião com o responsável pela banda ou grupo a partir de dois ou três meses que antecedem o evento para definir detalhes sobre o mesmo (organização, planejamento, cronograma, repertório e informações técnicos).
7-     Pedir referências de outros clientes que já tenham contratado o grupo de cerimônia ou a banda.
8-     Quanto à qualidade o melhor é procurar conhecer a formação e experiência de cada músico (o que geralmente já tem na home page) e como é o entrosamento dentro do grupo. Assistir vídeos, ensaios e ouvir gravações. 

Seguindo todos estes passos o sucesso e a animação do seu evento será garantida. Aí é só relaxar e aproveitar os momentos gostosos da confraternização.   


Raul Mozardo
In Concert Produções e Eventos
www.grupoinconcert.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário