terça-feira, 10 de abril de 2012

Dicas de como escolher bem o serviço de música ao vivo





Como todo serviço que existe, a música ao vivo é algo intangível, muito diferente de um produto o qual se pode ter em mãos e analisar de forma bem minuciosa, se preciso. Mas, além de intangível, a música é arte. Arte não se constrói como se constrói um produto em uma máquina.

Música é algo artesanal que deve ser muito bem trabalhado, estudado, analisado, explorado. E na música, a peça bruta é quem a faz, ou seja, o músico. Este é aquele que precisa "ser lapidado" até atingir uma forma segura de si e com um conteúdo apto a executar a expressão musical da forma mais sublime.

A "lapidação musical" é construída a partir da força de vontade, do objetivo em alcançar sempre mais e também de um pouco de jeito, o chamado talento. Quando juntamos várias peças bem-formadas e essas peças se encaixam, temos um conjunto completo, e cada uma tem seu papel no ambiente no qual vão dividir suas funções.


Já o contrário, não há como se esperar o mesmo resultado. Peças que não são bem lapidadas, são peças desafinadas, pois não passaram pela mesma evolução das peças hoje bem-formadas, e quando se juntam com outras nas mesmas condições, acabam comprometendo o desempenho geral do conjunto.

O bom desempenho na execução da música ao vivo tanto na cerimônia, quanto na festa de casamento são cruciais para que ocorra a magia e o encanto deste momento tão especial. A escolha deve respeitar alguns requisitos imprescindíveis que às vezes podem passar despercebidos.

Foi importante dedicar alguns parágrafos que dizem respeito à competência dos músicos, pois isso é 90% de garantia para o sucesso do evento. Os critérios que devem ser analisados neste item são: desenvoltura na execução de músicas em vários ritmos; fidelidade em relação à originalidade da música (exceto quando esta venha a ter um novo arranjo, que deve ser feito com consciência e bom gosto); preocupação na escolha de timbres e efeitos, assim como na equalização de seu instrumento e/ ou voz; aplicação de técnicas específicas (na voz e no instrumento) para cada estilo musical.

Os outros 10% para se avaliar, porém não menos importantes, são os atributos que geralmente são praticados pelo responsável da banda. Este deve ajustar tudo no antes, durante e depois de forma a concluir numa apresentação bem-sucedida. Deve haver um equipamento de som e luz que atenda a todas as exigências dos músicos, e principalmente, do público (isso inclui qualidade dos equipamentos e conhecimento de quem os opera).

Dentre todos os detalhes que complementam um evento com 100% de satisfação está a dedicação e o cuidado com a organização de cada evento. Isso inclui - disciplina de ensaios; repertório condizente com cada tipo de evento; atuação no momento da apresentação (animação, performance, etc.); cronograma de atividades para cada evento; e o mais importante - ter prazer e amor pelo que se faz, pois música é a expressão do sentimento, fator em comum neste tão sublime ato do matrimônio.

Raul Mozardo
In Concert Produções e Eventos Musicais
www.grupoinconcert.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário